Análises de dados em saúde nas operadoras: como a tecnologia pode ajudar

A análise de dados em saúde é um desafio quando um grande volume de informações está disperso em sistemas diferentes.

No entanto, a boa notícia é que, nos últimos anos, a área de gestão em saúde deu um salto considerável na transformação digital para a otimização de processos.

As operadoras de saúde estão apostando em recursos tecnológicos principalmente em relação às análises de dados em saúde. Isso promove avanços significativos na criação de programas, nas pesquisas, nos diagnósticos, nas análises e nos processos, que se tornam mais eficientes.

As novas tecnologias permitem escalar o atendimento, agilizar a triagem, organizar o encaminhamento e promover o registro de histórico do paciente. Com as informações organizadas e fáceis de acessar, é possível fazer análises melhores, otimizando os processos nas operadoras.

Veja como a tecnologia pode contribuir para a análise de dados em saúde nas operadoras.

Importância da análise de dados em saúde

De acordo com o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), no Brasil, o nível de satisfação dos beneficiários com seus planos de saúde alcançou o melhor índice positivo, cerca de 84%, em 2021. Assim como os índices de recomendação do plano, com 86%, e índices de intenção de continuar com o plano de saúde, com 90%.

Essa conquista se deve às estratégias eficazes adotadas por essas operadoras de saúde durante a pandemia da Covid-19. Nesse contexto, as tecnologias foram fundamentais para tornar o setor de saúde mais eficiente. Veja os benefícios:

Ter um perfil mais completo dos pacientes: a partir da análise de dados em saúde, é possível obter insights mais precisos dos pacientes e essas informações contribuem para o diagnóstico e tratamento;

Reduzir os custos assistenciais: o controle sobre os gastos é uma das principais preocupações das operadoras de saúde. Com inteligência artificial, é possível evitar custos e perda de tempo com atividades administrativas, além de liberar as equipes para o atendimento necessário;

Melhorar os resultados clínicos: com um histórico de saúde bem detalhado do paciente, a operadora consegue direcionar programas e alcançar resultados clínicos bem-sucedidos nos tratamentos;

Oferecer atendimento rápido e personalizado: com a tecnologia é possível realizar um atendimento primário digital por meio de uma assistente virtual. A comunicação é humanizada e o beneficiário se sente acolhido. Além disso, o paciente é encaminhado para o atendimento presencial em caso de necessidade.

Apesar desses benefícios, o processo de coleta, armazenamento e análise dos dados em saúde é bastante complexo para as operadoras. Isso porque as bases de dados estão em sistemas diferentes e nem sempre estão acessíveis quando necessário. O retrabalho e a perda de tempo com atividades repetitivas sobrecarregam as equipes de saúde.

Nesse aspecto, a tecnologia surge como uma solução: ela é capaz de reunir todos esses dados e facilitar o acesso e análise das informações com auxílio da Inteligência Artificial.

Solução para análise de dados em saúde

A tecnologia é uma solução para o setor da saúde que ultrapassa o atendimento ao paciente, realização de exames, diagnósticos e demais procedimentos internos. Trata-se de uma ferramenta poderosa que tem forte impacto na produtividade, na sustentabilidade, na qualidade do serviço prestado e, consequentemente, na competitividade no mercado.

Uma plataforma de pronto atendimento digital é uma ótima estratégia de coleta de dados para análise pelas operadoras de saúde. A tecnologia permite apresentar dados confiáveis à ANS e acompanhar mensalmente o desempenho no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), o que contribui para a manutenção da credibilidade da operadora de saúde.

Para que as operadoras de saúde consigam apresentar dados confiáveis à ANS e possam fazer análises com mais precisão, é importante contar com uma plataforma confiável, segura e que ofereça todos os recursos necessários na construção de indicadores de gestão.

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Como o Munai Digital Care pode contribuir na gestão e análise de dados da carteira de beneficiários

O Munai Digital Care é uma solução de pronto atendimento digital para operadoras de saúde, mas também para hospitais, clínicas e secretarias de saúde. A plataforma utiliza inteligência artificial para organizar e escalar o atendimento aos pacientes.

Além disso, o modelo longitudinal permite a criação do histórico de saúde do beneficiário que contribui para o encaminhamento a um especialista e para diagnósticos mais precisos pelo médico.

Os recursos da plataforma proporcionam um maior número de atendimentos, menor taxa de hospitalização, menor volume de consultas pelo mesmo problema, menor volume de exames, melhores análises e estratégias preventivas e maior satisfação do beneficiário.

As informações e interações trocadas na plataforma podem ser utilizadas na análise de dados em saúde, que vão desde do primeiro contato, triagem remota até o atendimento e, se for o caso, internação. Essa tecnologia contribui para otimização dos processos e redução de custos assistenciais. Entre outras vantagens, o Munai Digital Care:

Diminui o tempo de consulta, uma vez que o médico tem a pré-anamnese em mãos;
Evita o autodiagnóstico e automedicação pelos pacientes, o que pode piorar o quadro clínico;
Permite o acompanhamento constante da evolução do caso do paciente, auxiliando em um diagnóstico e atendimento mais preciso;
Reduz o número de consultas desnecessárias e encaminha corretamente para o especialista;
Gera dados essenciais para a central de acompanhamento de casos e a central epidemiológica, o que contribui para análise de incidência de sintomas, riscos, comorbidades e vulnerabilidades.

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