Case Unimed Florianópolis

O que você faria com uma economia de
R$ 3.8 milhões?

É possível evitar idas desnecessárias ao Pronto Atendimento?

Com mais de
0
mil
atendimentos virtuais
a plataforma Munai possibilitou uma redução de custos com assistência médica em cerca de
R$
0
milhões

Dados de Janeiro de 2023

Principais números

atendimentos virtuais
feitos via Robô Munai

SOMENTE
atendimentos tiveram que buscar assistência presencial em até 15 dias após o atendimento via Robô Munai.
%
de eficiência na
automatização dos
fluxos de atendimento
R$
de eficiência
financeira

O gráfico abaixo mostra quais foram os atendimentos virtuais feitos através da plataforma Digital Care e qual foi a eficiência do fluxo de atendimento.

Repensar o cuidado presencial

O virtual veio para ficar – a adoção dos cuidados médicos e de saúde não presencial comprova através de números ser uma vantagem tanto para paciente como para operadoras de saúde – e por um bom motivo. O atendimento virtual pode ser conveniente, fácil de agendar e uma maneira segura de evitar salas de espera lotadas e muito demoradas.
Estudos recentes mostram que
76%

das pessoas estão interessadas em usar a telessaúde

em comparação com apenas
11%

que usaram a telessaúde em 2019

Mesmo após o fim da pandemia,
83%

dos pacientes esperam usar o atendimento virtual

O grande debate

O atendimento virtual economiza dinheiro? Especialistas em negócios preveem que grande parte dos gastos em saúde irão migrar para os cuidados virtuais. Mas o que isso significa paraas operadoras de saúde? O atendimento virtual ajuda a diminuir ou aumentar gastos médicos?

Esse é o grande debate. Embora o atendimento virtual já exista por décadas a sua utilização tem crescido rapidamente acelerada pela pandemia e apesar dos céticos afirmarem que o uso de atendimento virtual pode muito bem aumentar os custos devido a:

  • Duplicação de cuidados: Percepção sobre as limitações da capacidade de diagnosticar virtualmente pode levar os pacientes a fazer uma consulta virtual e também presencial.
  • Diagnósticos errados/diagnósticos incompletos: Preocupação prestadores de cuidados virtuais podem não ser capazes de diagnosticar condições médicas devido à sua incapacidade de fazer exames físicos ou ter o apropriado ferramental disponível para diagnósticos adequados.
  • Encaminhar atendimento para atendimento de urgência/PS: Alguns acreditam que prestadores de cuidados virtuais podem levar mais pacientes para serviços de urgência/emergência por não se sentirem confortáveis quanto a sua capacidade de diagnosticar.

Essa mudança dinâmica levantou questões sobre o impacto dos cuidados de saúde virtuais nos gastos, principalmente para os empregadores que podem estar lutando com o aumento dos custos em todo o espectro dos cuidados de saúde”.

Adriana Faccin

Gerente de Serviços de Saúde | Gerente Hospitalar | Serviços Próprios
Unimed Grande Florianópolis

A resposta é SIM: O atendimento digital otimiza o uso de recursos
Unimed Florianópolis reduziu custos e melhora a experiência de pacientes com a plataforma Digital Care

A Unimed Florianópolis é uma das maiores singulares da Unimed do Brasil, atendendo a mais de 200 mil beneficiários. Como todas as operadoras de saúde, a Unimed enfrenta desafios diariamente para garantir um atendimento de qualidade para seus pacientes, especialmente quando se trata de pacientes com maior utilização dos recursos próprios. Para superar esses desafios, a Unimed Florianópolis implementou a plataforma Digital Care, uma solução de telessaúde que permite a pré anamnese virtual de pacientes de forma remota e possui uma alta taxa de resolução do quadro no ambiente digital. Veja como funciona:

Com essa solução, a Unimed conseguiu atender, remotamente, mais de 24 mil pessoas em dois anos e reduzir custos em aproximadamente 4 milhões de reais, além de melhorar a eficiência da pré anamnese virtual de pacientes, garantindo um atendimento de qualidade para seus beneficiários.

Antes de implementar a plataforma Munai, a Unimed Florianópolis enfrentava desafios como a alta demanda de pacientes nos pronto-atendimentos e a necessidade de melhorar a pré anamnese virtual de pacientes para garantir um atendimento de qualidade. Além disso, a operadora buscava formas de reduzir custos e aumentar a eficiência da pré anamnese virtual de pacientes. A plataforma Digital Care veio como uma solução para esses desafios. A plataforma Digital Care é uma solução completa de telessaúde que permite a pré anamnese virtual de pacientes de forma remota e acompanhamento dos pacientes em risco. Quando pacientes em risco são identificados, a plataforma os encaminha para que possam fazer uma teleconsulta ou são encaminhados diretamente para uma unidade de pronto atendimento.

Custos mais baixos do que visitas presenciais:

O custo médio de um atendimento digital é R$ 241,27 mais baixo do que uma consulta presencial. Com isso tivemos uma redução de custo de R$ 3.800.726 das consultas presenciais evitadas em 24 meses (considerando o valor de gasto médio num atendimento em Pronto Socorro na rede própria da UGF).

15.753

consultas presenciais que foram evitadas

x
R$
241,27

diferença entre um atendimento digital e presencial

=
Conquistado com a Munai
R$

de redução de custo das consultas presenciais evitadas em 24 meses

Ampliação do acesso ao sistema de saúde:

O cuidado virtual tem conseguido atingir pessoas que valorizam a conveniência!

Conquistado com a Munai

Para eles, um atendimento virtual na comodidade do seu lar também ajuda a evitar surpresas/sustos no longo prazo.

Melhores resultados de cuidados de saúde:

Em um estudo feito pela Unimed Florianópolis olhando para os serviços prestados via Digital Care no pronto atendimento, constatou-se que as consultas via Digital Care foram altamente eficientes.

65% dos pacientes atendidos tiveram seus problemas solucionados no ambiente digital.

Conquistado com a Munai

Ou seja, não precisaram fazer uma consulta presencial em até 15 dias após a avaliação digital.

Conectividade de atendimento eficaz em provedores de alto desempenho:

Com base na relação de confiança paciente/profissional, os provedores de atendimento virtual são fundamentais para direcionar os pacientes para o nível correto de cuidado, no local certo e no momento certo dentro de um ecossistema integrado de cuidados de saúde. Aqui na Unimed Florianópolis, sabemos que

80% dos pacientes que utilizam nossos serviços de emergência são casos leves.

Conquistado com a Munai

Com o Digital Care conseguimos demonstrar a capacidade de evitar idas desnecessárias ao pronto atendimento, afirma Adriana Faccin.

Mapa da epidemiologia da carteira:

Como todos os atendimento iniciam através de um pré anamnese virtual, este ponto de acesso virou o principal ponto de mapeamento do perfil epidemiológico da carteira onde conseguimos identificar comorbidade e fazer a captação de pacientes para linhas de cuidado.

Traga sua instituição
para fazer parte destes cases

Impactamos positivamente hospitais, operadoras e secretarias de saúde, gerando savings significativos.

Com nossas soluções de gestão de pacientes, análise de dados de saúde, monitoramento remoto e teleconsulta, fornecemos insights valiosos para os profissionais de saúde, ampliando suas capacidades de fornecer cuidados ainda mais precisos e eficazes.

Conecte-se com a Munai e descubra como podemos ajudá-lo a obter melhores resultados em sua instituição de saúde.

Preencha nosso formulário de contato e faça parte da transformação da saúde.

Scroll to Top