
Case Unimed Florianópolis
É possível evitar idas desnecessárias ao Pronto Atendimento?


Dados de Janeiro de 2023

atendimentos virtuais
feitos via Robô Munai


automatização dos
fluxos de atendimento

financeira
O gráfico abaixo mostra quais foram os atendimentos virtuais feitos através da plataforma Digital Care e qual foi a eficiência do fluxo de atendimento.

Repensar o cuidado presencial

das pessoas estão interessadas em usar a telessaúde

que usaram a telessaúde em 2019

dos pacientes esperam usar o atendimento virtual
O grande debate
O atendimento virtual economiza dinheiro? Especialistas em negócios preveem que grande parte dos gastos em saúde irão migrar para os cuidados virtuais. Mas o que isso significa paraas operadoras de saúde? O atendimento virtual ajuda a diminuir ou aumentar gastos médicos?
Esse é o grande debate. Embora o atendimento virtual já exista por décadas a sua utilização tem crescido rapidamente acelerada pela pandemia e apesar dos céticos afirmarem que o uso de atendimento virtual pode muito bem aumentar os custos devido a:
- Duplicação de cuidados: Percepção sobre as limitações da capacidade de diagnosticar virtualmente pode levar os pacientes a fazer uma consulta virtual e também presencial.
- Diagnósticos errados/diagnósticos incompletos: Preocupação prestadores de cuidados virtuais podem não ser capazes de diagnosticar condições médicas devido à sua incapacidade de fazer exames físicos ou ter o apropriado ferramental disponível para diagnósticos adequados.
- Encaminhar atendimento para atendimento de urgência/PS: Alguns acreditam que prestadores de cuidados virtuais podem levar mais pacientes para serviços de urgência/emergência por não se sentirem confortáveis quanto a sua capacidade de diagnosticar.


Essa mudança dinâmica levantou questões sobre o impacto dos cuidados de saúde virtuais nos gastos, principalmente para os empregadores que podem estar lutando com o aumento dos custos em todo o espectro dos cuidados de saúde”.
Gerente de Serviços de Saúde | Gerente Hospitalar | Serviços Próprios
Unimed Grande Florianópolis
A Unimed Florianópolis é uma das maiores singulares da Unimed do Brasil, atendendo a mais de 200 mil beneficiários. Como todas as operadoras de saúde, a Unimed enfrenta desafios diariamente para garantir um atendimento de qualidade para seus pacientes, especialmente quando se trata de pacientes com maior utilização dos recursos próprios. Para superar esses desafios, a Unimed Florianópolis implementou a plataforma Digital Care, uma solução de telessaúde que permite a pré anamnese virtual de pacientes de forma remota e possui uma alta taxa de resolução do quadro no ambiente digital. Veja como funciona:

Com essa solução, a Unimed conseguiu atender, remotamente, mais de 24 mil pessoas em dois anos e reduzir custos em aproximadamente 4 milhões de reais, além de melhorar a eficiência da pré anamnese virtual de pacientes, garantindo um atendimento de qualidade para seus beneficiários.
Antes de implementar a plataforma Munai, a Unimed Florianópolis enfrentava desafios como a alta demanda de pacientes nos pronto-atendimentos e a necessidade de melhorar a pré anamnese virtual de pacientes para garantir um atendimento de qualidade. Além disso, a operadora buscava formas de reduzir custos e aumentar a eficiência da pré anamnese virtual de pacientes. A plataforma Digital Care veio como uma solução para esses desafios. A plataforma Digital Care é uma solução completa de telessaúde que permite a pré anamnese virtual de pacientes de forma remota e acompanhamento dos pacientes em risco. Quando pacientes em risco são identificados, a plataforma os encaminha para que possam fazer uma teleconsulta ou são encaminhados diretamente para uma unidade de pronto atendimento.

Custos mais baixos do que visitas presenciais:
O custo médio de um atendimento digital é R$ 241,27 mais baixo do que uma consulta presencial. Com isso tivemos uma redução de custo de R$ 3.800.726 das consultas presenciais evitadas em 24 meses (considerando o valor de gasto médio num atendimento em Pronto Socorro na rede própria da UGF).

consultas presenciais que foram evitadas

diferença entre um atendimento digital e presencial

de redução de custo das consultas presenciais evitadas em 24 meses

Ampliação do acesso ao sistema de saúde:
O cuidado virtual tem conseguido atingir pessoas que valorizam a conveniência!
Para eles, um atendimento virtual na comodidade do seu lar também ajuda a evitar surpresas/sustos no longo prazo.

Melhores resultados de cuidados de saúde:
Em um estudo feito pela Unimed Florianópolis olhando para os serviços prestados via Digital Care no pronto atendimento, constatou-se que as consultas via Digital Care foram altamente eficientes.
65% dos pacientes atendidos tiveram seus problemas solucionados no ambiente digital.
Ou seja, não precisaram fazer uma consulta presencial em até 15 dias após a avaliação digital.

Conectividade de atendimento eficaz em provedores de alto desempenho:
Com base na relação de confiança paciente/profissional, os provedores de atendimento virtual são fundamentais para direcionar os pacientes para o nível correto de cuidado, no local certo e no momento certo dentro de um ecossistema integrado de cuidados de saúde. Aqui na Unimed Florianópolis, sabemos que
80% dos pacientes que utilizam nossos serviços de emergência são casos leves.
Com o Digital Care conseguimos demonstrar a capacidade de evitar idas desnecessárias ao pronto atendimento, afirma Adriana Faccin.

Mapa da epidemiologia da carteira:
Como todos os atendimento iniciam através de um pré anamnese virtual, este ponto de acesso virou o principal ponto de mapeamento do perfil epidemiológico da carteira onde conseguimos identificar comorbidade e fazer a captação de pacientes para linhas de cuidado.
para fazer parte destes cases

Impactamos positivamente hospitais, operadoras e secretarias de saúde, gerando savings significativos.
Com nossas soluções de gestão de pacientes, análise de dados de saúde, monitoramento remoto e teleconsulta, fornecemos insights valiosos para os profissionais de saúde, ampliando suas capacidades de fornecer cuidados ainda mais precisos e eficazes.
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